Em entrevista recente para a revista SUA SAÚDE opinei sobre o tema que deixa a maioria das mulheres em pânico, a temida gordura abdominal, "carinhosamente" chamada de pneuzinhos!
O principal ponto que gostaria de ressaltar por aqui também, é que, muito antes da gordura que salienta na região do abdômen ser o acúmulo de calorias de nossas refeições, ela é um sintoma de inflamação de nosso corpo, inflamação esta que acontece quando algo em nossa digestão não vai bem. Os principias fatores que costumam atrapalhar nossa digestão são:
- Mastigação inadequada
- Inibição de ácidos e enzimas digestivas
- Consumo excessivo de alimentos de difícil digestão
- Excesso de química proveniente de produtos altamente industrializados
- Carências nutricionais
Como ressaltado, a "barriguinha" pode ser também consequência de carências nutricionais e não apenas dos excessos como imaginamos. A alimentação monótona e mal fracionada, além de reduzir nosso gasto energético acarreta em carência de nutrientes que auxiliariam a glicose "não sobrar no sangue e não virar gordura". A alimentação variada e equilibrada também é importante para garantir ao nosso cérebro que estamos bem nutridos e não precisamos estocar a gordura como uma reserva para sobrevivência.
Portanto, fica aqui a dica: Contar calorias não é a melhor forma de ajustar nosso organismo!