O óleo de coco virgem é obtido através do coco fresco onde diferentes métodos podem ser utilizados, incluindo desde as tradicionais fermentações para a separação do óleo da água até as modernas prensagens mecânicas. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelo suave sabor e aroma de coco encontrado no óleo virgem. Recomenda-se que o óleo de coco virgem seja utilizado em preparações frias como saladas e sucos,assim como na finalização de pratos quentes, a fim de preservar sua riqueza de antioxidantes.
O óleo de coco, por sua rica qualidade nutricional, é relacionado com algumas propriedades interessantes para nossa saúde:
- Propriedade termogênica: fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) com rápida absorção e solubilidade. Após absorção intestinal, os TCM são transportados diretamente para o fígado, através do sistema porta, onde são beta-oxidados, aumentando a termogênese pós-prandial.
- Propriedade microbiológica: interessante agente antimicrobiano, é especialmente rico em ácido láurico, o metabólito funcional do ácido láurico é a monolaurina, uma das principais substâncias com atividade antiviral e antibacteriana encontradas no leite humano, que também possui ação imunomoduladora.
- Propriedade antioxidante: ações antioxidantes não só pela presença de vitamina E, mas também pela presença do ácido fenólico.
Ainda são atribuídos os seguintes benefícios:
- Proteção cardiovascular
- Ação anti-inflamatória
- Auxilia na elevação do HDL (bom colesterol)
- Auxilia a resposta imunológica
- Efeito sacietogênico
Nenhum comentário:
Postar um comentário