Este mês participei com dicas para a revista GUIA DA COZINHA ressaltando as qualidades da berinjela, confira aqui um pouquinho da matéria!
***
Boa para a memória e para os ossos, a berinjela vem sendo apontada como um dos alimentos que não podem faltar em nossa mesa. "Na última década, os fitoquímicos (compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela cor preta, vermelha e azulada de diversos alimentos, presentes na casca da berinjela, vem sendo associada à redução do LDL - colesterol ruim e prevenção do câncer", esclarece Luana Vasconcelos, nutricionista funcional. Existem vários tipos de berinjela, que se diferenciam por suas cores, sendo as mais comuns as de cores vermelho-escura ou roxa.
Como escolher?
As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco de suas propriedades. A especialista conta ainda que a Berinjela de boa qualidade deve apresentar haste verde e firme, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
O melhor do preparo!
A berinjela pode ser cozida, assada, grelhada, frita, em conserva e utilizada no preparo de diferentes pratos como patês, tortas, saladas, recheada, em lasanhas, entre outros. Atenção, pois devido a consistência esponjosa, quando frita absorve muito óleo.
Sempre que possível, prefira a berinjela com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes durante o cozimento.
Evite o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim a perda das vitaminas.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente e preferencialmente ser cortada pouco antes do preparo.
***
Fonte: Guia da Cozinha