03 novembro, 2011

Nutrição e Gestação


Através da alimentação obtemos todos os nutrientes necessários para que funções sejam executadas em nosso organismo e assim tenhamos uma formação corporal saudável. Portanto, os cuidados com a alimentação devem ser dobrados na fase gestacional, já que além de equilibrar o corpo da mulher os nutrientes consumidos também implicarão em uma nova vida que está sendo gerada.

A alimentação do homem e da mulher, quando adequada nutricionalmente, é a forma mais natural e eficiente para garantirmos a fertilidade, assim como uma gestação tranquila e consequentemente a formação de um indivíduo saudável. Para atingir a plena capacidade da gestante gerar uma nova vida, com saúde, devemos antes de tudo, garantir que a mulher tenha as condições nutricionais adequadas para iniciar esta nova configuração orgânica que é a reprodução. Nesta fase a mulher necessita que todos os seus recursos estejam funcionando adequadamente, sendo o estado nutricional crítico tanto para a mãe quanto para o bebê, determinando bem-estar e qualidade de vida a ambos, assim como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida.

A alimentação saudável da mãe (antes, durante e após a gestação), o aleitamento materno exclusivo no período recomendado e a introdução correta de alimentos no desmame, irão proporcionar ao bebê adequado crescimento e desenvolvimento tanto físico como mental, prevenindo também o surgimento de desequilíbrios em sua saúde ao longo de sua vida.

Sugestão de leitura: Mães saudáveis têm filhos saudáveis
Autoras: Denise Carreiro e Mayra Correa