21 outubro, 2010

Fitoesterol


Você sabe o que é um fitoesterol? Em participação de uma matéria para revista CLAUDIA esclareci um pouquinho sobre este assunto que está tão na moda! 


Fitoesteróis são substâncias naturais classificadas como esteróis, um tipo de gordura com estrutura semelhante ao colesterol, mas, ao contrário do colesterol, os fitoesteróis têm origem vegetal e NÃO são produzidos por nosso organismo. O beta-sitosterol é o principal fitoesterol encontrado nos alimentos e é extraído dos óleos vegetais.

O benefício mais atribuído aos fitoesteróis é a redução de colesterol. Os  fitoesteróis diminuem a absorção de colesterol no intestino por um mecanismo de competição, o fitoesterol ocupa o lugar que seria do colesterol, o colesterol não tem onde “ligar-se”, então vai embora para as fezes. Essa competição existe pois as estruturas químicas são parecidas, conseguindo assim um tomar o lugar do outro.

Em pesquisas feitas com alimentos acrescidos de fitoesteróis foi demonstrado que estes podem reduzir o colesterol ruim (LDL), sem alterar os níveis do colesterol bom (HDL). Além disso, os fitoesteróis atuam na inibição da produção de agentes cancerígenos, no controle de alguns hormônios sexuais e aliviam os sintomas da TPM.

Os fitoesteróis estão presentes (em pequenas quantidades) em alimentos de origem vegetal, como os óleos vegetais e frutos oleaginosos (como nozes, semente de girassol...), está presente também em algumas frutas como abacate, em legumes e verduras de modo geral. Alguns produtos industrializados são enriquecidos por fitoesteróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário