21 outubro, 2010

Fibras

Nas revistas O PODER DAS FIBRAS e O PODER DOS GRÃOS E CEREAIS comentei sobre o benefício do consumo regular de fibras. Explico para vocês abaixo, os 2 tipos de fibras alimentares vegetais e suas funções primordiais para nossa saúde!


São caracterizadas como fibras “os carboidratos complexos de origem vegetal que não são digeridos no intestino humano”, ou ainda como “resíduos de células vegetais que não são digeridas pelo tubo digestivo do homem”. As fibras alimentares são classificadas de acordo com a sua capacidade para se dissolverem em água. As pectinas, gomas, mucilagens, e algumas hemiceluloses dissolvem-se em água e por isso são denominadas de fibras solúveis. A celulose, algumas hemiceluloses e a lignina não se dissolvem em água e por isso são consideradas fibras insolúveis.

As fibras alimentares SOLÚVEIS podem se dissolver em água, e tem algumas ações de extrema importância para nossa saúde, como auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol do sangue, por se ligarem em certa quantidade de colesterol no sistema digestivo, que é então, eliminado naturalmente do organismo através das fezes; tem também a função de regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, tendo um papel importante na dieta de pessoas com diabetes. As fibras solúveis formam um gel e desta forma exercem importante efeito sobre o esvaziamento gástrico, uma vez que permanecem mais tempo no estômago e dando maior saciedade. Exerce efeito importante sobre a velocidade de trânsito pelo intestino delgado e consequentemente ajuda no controle e prevenção da diarréia (pois não deixa a velocidade “acelerar”).


As fibras solúveis provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas denominadas de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).  No intestino, os AGCC funcionam como fonte de energia para a mucosa intestinal e como agentes protetores de várias doenças como: diarréia, inflamações intestinais e do câncer de cólon. A fermentação destas fibras pelas bactérias da flora permite baixar o pH deste meio, tornando o pH mais ácido, o que é favorável à saúde do organismo sob vários aspectos, por exemplo ao deixar o “ambiente” favorável para melhor desenvolvimento de boas bactérias, aumentando favoravelmente microbiota (conhecida como flora intestinal). Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição do crescimento de bactérias patogênicas (malignas), com isso, o sistema imunológico do órgão (intestino) também torna-se fortalecido, prevenindo casos de infecção gastrointestinais. Exemplo de alimentos que contém fibras solúveis: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), sementes, cereais (aveia, cevada, arroz...), frutas (polpa de maçã e pêra, laranja, banana), legumes.

Já as fibras alimentares INSOLÚVEIS não se dissolvem na água. Sua principal ação no organismo é aumentar a massa fecal, agindo sobre a motilidade e sobre o tônus da musculatura do cólon (intestino grosso). Regulam o tempo de permanência e trânsito das fezes no organismo, pois elas seguram água para produzir fezes mais macias e com mais volume, ajudando o intestino a funcionar bem e protegendo-o, assim, do câncer de cólon, prevenindo a obstipação, hemorróidas, doença diverticular, as enfermidades cardiovasculares e a obesidade, entre outras. Exemplo de alimentos que contém fibras insolúveis: farelos de cereais (trigo, milho...), frutas (principalmente quando ingeridas com a casca), verduras folhosas.

Um comentário:

  1. Gostei da explicação. Curta, objetiva e instrutiva.
    Parabéns, para mim serviu muito.

    ResponderExcluir