21 outubro, 2010

Alimentos Funcionais

Você sabe o que são alimentos funcionais?


Em participação na revista
O PODER DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS, ressaltei a importância do consumo variado de todos os alimentos, além dos classificados como funcionais, assim como hábitos de vida saudáveis para os resultados almejados serem conquistados.


"Alimentos funcionais são aqueles que contêm produtos potencialmente saudáveis, incluindo qualquer ingrediente alimentar ou alimento modificado que possa fornecer benefício saudável, além dos nutrientes tradicionais". Segundo as resoluções de 1999 da ANVISA, caracteriza-se como alimento funcional, “o alimento ou ingrediente com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que pode, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente produzir efeitos metabólicos e ou fisiológicos e ou benefícios à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.


Segue abaixo uma lista de alguns dos alimentos classificados como funcionais:

AZEITE
O azeite de oliva tem gordura do tipo monoinsturada com efeito sobre a diminuição do LDL (o colesterol ruim) e aumento do HDL (o bom colesterol), um dos mecanismos para a redução do colesterol ruim é a presença no azeite do beta-sitoesterol. O azeite também auxilia na neutralização dos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento das nossas células e menor chance de desencadear alguns tipos de doenças como o câncer. Lembrando que aproveitaremos melhor os benefícios do azeite se este for extra virgem, com acidez menor que 1%, e armazenado longe do calor e da luz.

TOMATE
O tomate possui uma substância chamada LICOPENO, responsável pela cor vermelha do tomate, além do tomate alimentos como melancia e goiaba também apresentam boas quantidades de licopeno. Estudos mostram relação entre o consumo de licopeno e proteção contra o câncer de próstata, de pulmão e de estômago. O licopeno possui forte ação antioxidante, reduzindo a presença de radicais livres, e danos ao nosso DNA. O licopeno tem propriedade cardioprotetora, previnindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de infarto agudo do miocárdio.

BRÓCOLIS
O brócolis é representante da família das brássicas, antes denominadas de crucíferas. Também representam o grupo das brássicas vegetais como repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, couve manteiga, agrião, rúcula, entre outros. Tais alimentos, em especial o brócolis são ricos em substâncias chamadas GLICOSINOLATOS, tal substância após entrar em contato com a enzima MIROSINASE é transformada em INDOLES  e  ISOTIOCIANATOS. Estas últimas duas citadas são substâncias químicas que atuam como antioxidantes na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de bexiga e degeneração macular (olhos). Geralmente estas substâncias benéficas citadas são perdidas ao colocar o brócolis para ser aquecido em microondas. Também está presente no brócolis o composto denominados de sulforano, com forte ação antioxidante e proteção em inflamações de doenças respiratórias como asma, doença pulmonar e rinite. O brócolis apresenta excelente quantidade de cálcio e de outros minerais e vitaminas que auxiliam na formação e manutenção dos nossos ossos.

LINHAÇA
A linhaça possui uma excelente qualidade de gordura (ômega-3, também chamado de ácido alfa-linolênico; ômega-6, também chamado de ácido linoléico e ômega-9, também chamado de ácido oléico). Muitos estudos apontam estas gorduras como protetoras do coração, já que tem forte ação contra a formação de placas de ateroma, reforçam o sistema imunológico, reduzem inflamações, atuam na redução do colesterol total e triglicérides e ainda retardam a coagulação sanguínea, sendo o ômega-3 a mais eficiente destas gordurasA semente de linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas (composto fitoquímico) que, segundo estudos da atualidade, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa, esta semente também contém fibras, tanto fibras solúveis como fibras insolúveis. Existem dois tipos de semente de linhaça, dourada e marrom. Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída, triturada ou quando fica “de molho”, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Após moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração, em recipiente de vidro escuro e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras. Quando deixada de molho devemos aproveitar tanto a semente que ficou de molho quanto a água que foi utilizada.

CENOURA
A cenoura é um alimento com grandes quantidades de BETACAROTENO o qual é precursor da vitamina A. Estudos indicam o consumo de betacaroteno como protetor contra alguns tipos de câncer, como o de pulmão em fumantes. O betacaroteno tem alta capacidade antioxidante protegendo nosso DNA contra ação dos radicais livres. Por essa forte ação antioxidante ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no combate de infecções. Diminui a incidência de doenças degenerativas da visão como a catarata e a degeneração macular. Lembrando que o consumo excessivo de cenoura (por ter um alto teor de carotenóides e bioflavonóides), pode levar a formação de pigmentos na pele de cor amarelada, devendo desaparecer tais pigmentos em poucas semanas, quando reduzido o consumo de cenouras ou alimentos de cor alaranjada como abóbora ou mamão.

ALHO
O alho pertence a família das Liliaceas (como a cebola e o alho porró). É utilizado desde a antiguidade e já é mencionado há muitos anos, uma vez que foi citado na bíblia e também por Hipócrates. Desde 1858 tem sua ação bactericida conferida por Pasteur. O alho possui diferentes compostos sulfurados e não sulfurados que desempenham importantes ações em nosso organismo, De todas as funções, destacam-se as ações: hipotensiva (reduz a pressão),  ação hipocolesterolêmica (redução de arteriosclerose), ação antiplaquetária (reduz agregação de plaquetas) e ação antimicrobiana (inibição de bactérias). Lembrando que o alho cru quando amassado ou mastigado e ingerido logo após este processo, manterá em potencial os benefícios citados, após passar pela ação do calor, o ficar armazenado já triturado, tais benefícios serão reduzidos.

AVEIA
A aveia é um cereal de alto valor nutricional e é considerada alimento funcional já que seu consumo frequente, previne e trata algumas doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino e o colesterol ruim. A maioria destes benefícios são devidos a presença da betaglucana (β-glucana) um tipo de fibra solúvel. A aveia é o cereal mais abundante em betaglucana, esta fibra retarda o esvaziamento gástrico, promovendo assim maior saciedade auxiliando no controle de fome e peso,  melhor funcionamento intestinal reduzindo as chances de câncer de cólon. Os benéficos do farelo da aveia também atuam na circulação sanguínea, no controle da glicemia (açúcar no sangue - sendo mais um dos recursos para os diabéticos), e reduzindo o colesterol, já que esta fibra liga-se no colesterol existente no organismo e manda embora com as fezes, evitando a formação de placas de gorduras causadora de doenças cardíacas, por exemplo.

CHÁ VERDE
Encontramos no chá verde as catequinas as quais desempenham funções muito interessantes como: potentes antioxidantes (reduzindo radicais livres), melhoram processos inflamatórios e seus consequentes danos ao organismo, reduzem também a agregação de plaquetas (melhorando a nossa circulação sanguínea e reduzem a formação de ateromas), poupam as vitaminas E e C. O chá verde também tem efeito termogênico, quer dizer, aumenta  nosso metabolismo e nossa temperatura corporal interna, queimando mais calorias e aumentando a oxidação das gorduras, ajudando assim a emagrecer. O chá verde ainda tem efeito protetor contra cárie dental. Pessoas com sensibilidade a cafeína devem observar a tolerância deste chá já que possui pequena quantidade de cafeína. Indivíduos com anemia devem evitar o uso do chá perto de refeições já que este diminui a absorção de ferro dietético em até 70%.

VINHO
O vinho possui diferentes compostos bioativos que beneficiam nossa saúde, compostos como flavonóis, antocianinas, catequinas, resveratrol, entre outros. Esse conjunto de substâncias benéficas resultam para nosso corpo: aumento na ingestão de antioxidantes e redução de radicais livres, prevenção de doenças cardiovasculares, redução na formação de coágulos e trombos, ação anti-inflamatória e anticancerígena. O vinho pode ser substituído por frutas vermelhas (cereja, morango, amora, framboesa, etc) que têm basicamente o mesmo benefício do vinho, já que possuem compostos bioativos também presentes no vinho, com a vantagem de não conterem álcool, substância que leva ao vício (alcoolismo), envelhece nosso organismo, altera nossa pressão, altera a saúde do nosso fígado, leva à depressão, aumenta a excreção de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

PIMENTA
A pimenta (capsicum annuum) é da família das solenáceas, e tem em sua composição grande quantidade de vitamina C. Além da vitamina C, as vitaminas A, E, ácido fólico e os minerais zinco e potássio, também compõem este alimento. Por ser rica em antioxidantes e bioflavonóides, auxiliam na prevenção do câncer. Porém, o princípio ativo CAPSAICINA merece atenção especial por estar exclusivamente presente nas pimentas. A capsaicina é um composto alcalóide responsável pela ardência das pimentas, ela (a capsaicina) consegue elevar em até 25% nosso metabolismo, auxiliando assim na termogênese (queima de gordura do corpo e da gordura na parede de nossas artérias, protegendo, portanto, nosso coração). A pimenta caiena é a mais relacionada com tais benefícios. Lembrando que pessoas com sensibilidades estomacais, com gastrites ou úlceras e hemorróidas devem tomar muito cuidado na quantidade e frequencia da ingestão de pimentas.

***Lembrando que para estes alimentos classificados como funcionais desempenharem os efeitos citados, eles devem ser ingeridos com regularidade, além da alimentação equilibrada como um todo, a prática da atividade física, e estilo de vida saudável, para obter assim os resultados esperados***

3 comentários:

  1. Oi Dra Luana, sou de Cornélio Procópio, amiga da Aninha no RUI Barbosa, lindo blog, vou olha sempre. Parabéns!!!! Rosângela

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosângela! Muito obrigada! Tentarei deixar o blog "recheado" de novidades e informações para vocês! Grande abraço, Luana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog. Me ajudou muito em uma pesquisa escolar. Obrigado!

    ResponderExcluir