21 outubro, 2010

Legumes e verduras

Todos sabemos a importância do consumo regular de verduras e legumes. Tais alimentos são classificados como reguladores de nosso organismo, devido a quantidade de água, fibra, vitaminas e sais minerais. Deixo aqui um pouquinho de minha participação na revista "O Poder dos legumes e verduras" pela editora Alto Astral explicando brevemente o benefício de alguns vegetais.




ALFACE
Como as maioria dos vegetais, a alface, possui pouco carboidrato, proteína e gordura, no entanto é rica em vitaminas e minerais. A folha da alface contém quantidade razoáveis de vitamina A, C e minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro. O potássio tem papel importante na formação e transmissão do impulso nervoso e para a atividade muscular. O potássio é um diurético natural que ajuda a eliminar líquidos evitando sua retenção e inchaço de pés, pernas, mãos, etc. O magnésio, outro mineral presente e de imensa importância para nossa saúde, também auxilia a evitar câimbras musculares já que o magnésio é um relaxante muscular, evitando também tremores em nosso organismo. É um vegetal com pouquíssimas calorias, cada 100g de alface contém cerca de 15 calorias. A alface é considerada calmante e sedativa pois o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero, são designadas a alface outras propriedades como diurética, cicatrizante, desintoxicante, facilitadora do trabalho intestinal. Possui celulose, um tipo de fibra que não conseguimos digerir, esta fibra diminui o contato de nosso corpo com eventuais substâncias que podem levar ao câncer, isso acontece pois fibras de um modo geral aceleram o esvaziamento intestinal e diminuem o tempo de contato dessas substâncias ruins em nosso organismo. A alface se apresenta em vários tipos de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas. Dentre os tipos de alface encontramos: alface crespa, lisa, romana, mimosa, americana, roxa, alface repolho, etc.

CENOURA
A cenoura é um vegetal rico em antioxidantes, vitaminas e fibras. Os antioxidantes ajudam a combater o estresse do dia a dia, assim como o estresse natural do nosso organismo que leva ao envelhecimento de nossas células e facilitam o aparecimento de doenças, os antioxidantes limpam nosso corpo dos famosos “radicais livres”. A cenoura possui excelentes quantidades de betacaroteno (pró-vitamina A)  que é convertido em vitamina A já dentro de nosso organismo, a vitamina A tem fundamental importância em nossa visão, pele, mucosas, ossos, cabelo e sistema imunológico. Por ser fonte de carotenóides e estes serem cada vez mais relacionados como protetores contra alguns tipos de câncer, a cenoura é um dos alimentos aliados na prevenção de tal doença. Além do betacaroteno que transforma-se em vitamina A, a cenoura apresenta  em quantidades significativas sais minerais como cálcio, potássio, sódio, zinco, selênio, e vitaminas A, B6, B12, C e E.


AGRIÃO
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para nossa imunidade. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento e pelo nosso humor e concentração), além de grande quantidade de vitamina C. Tem em boas quantidades de sais minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue. O agrião tem propriedades adstringentes, anti-inflamatória, cicatrizante e diurética. Além disso o agrião é indicado para pessoas que sofrem de problemas de via respiratória pois tem ação descongestionante, expectorante e fluidificante.


ACELGA
Além da grande quantidade de fibras presente na acelga, fibras que facilitam o bom funcionamento do intestino, esta hortaliça também contém grande quantidade de vitamina A, C e Niacina (também chamada de vitamina B3). A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções, evita problemas da pele, hemorragias e fragilidade dos ossos e dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A vitamina K, também fornecida pela acelga, é importante para a manutenção dos ossos. A acelga torna-se uma excelente fonte de vitamina A devido à sua concentração de beta-caroteno. Uma vez dentro do corpo, o beta-caroteno pode ser convertido em vitamina A, assim, quando ingerimos acelga, obtemos estes dois nutrientes de uma só vez. O potássio, mineral presente na acelga em boas quantidades, é essencial para manter a pressão arterial normal e função cardíaca. Além do potássio, a acelga também promove nossa saúde cardiovascular por ser fonte de outro mineral importante, o magnésio. Sendo assim, o potássio auxilia no controle da frequência cardíaca e pressão arterial contrariando os efeitos do sódio. Já o magnésio age como um bloqueador de cálcio natural (o magnésio presente na acelga evita o excesso de cálcio nas células nervosas e, portanto, a ativação do nervo) assim, a acelga ajuda a manter os nervos relaxados pela ação do magnésio. A acelga também é fonte de ferro, um mineral tão vital para a saúde do corpo humano que é encontrado em cada célula humana. O ferro está associado principalmente à proteína para formar o transporte de oxigênio da molécula de hemoglobina, a insuficiência de ferro pode rapidamente traduzir-se em anemia. O Ferro aumenta a distribuição de oxigênio pelo corpo, mantém nosso sistema imunológico saudável e ajuda o corpo a produzir energia. A vitamina E também é encontrada na acelga tem propriedades antioxidantes (reduzindo os radicais livres), propriedades anti-inflamatórias (ajudam na redução dos sintomas provindos de inflamações, as “ITES” rinite, sinusite, artrite, etc... onde os radicais livres e inflamação desempenham um grande papel). A vitamina E também ajuda a para reduzir o risco de câncer de cólon e tem papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. 


BATATA
Tanto a fibra solúvel como a fibra insolúvel presente nas batatas, aumentam o volume das fezes, sendo assim, ajudam a prevenir a prisão de ventre. Além disso, o teor de fibra também ajuda a proteger contra o câncer de cólon, já que a fibra acelera o trânsito intestinal, não deixando as substâncias tóxicas ficarem por muito tempo em nosso intestino. A batata possui alta concentração de vitamina B6 a qual desempenha diferentes funções no nosso sistema nervoso. A vitamina B6 é necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula de neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo para o outro. Um dos neurotransmissores que requerem a vitamina B6 é a serotonina, na diminuição deste neurotransmissor ficamos sujeitos a sintomas como depressão, ansiedade, compulsão alimentar, assim como alteração no sono, já que a serotonina ajuda a formar a melatonina (hormônio necessário para uma boa noite de sono). Existe muito preconceito com a batata, principalmente em adeptos a dietas hiperprotéicas (com muita proteína e pouco carboidrato), porém o que não é sabido pela maioria é que além de carboidratos a batata também apresenta proteínas de origem vegetal, importantes para nossa saúde. Estudos também indicaram que a batata apresenta quercetina, um composto com forte ação antioxidante, capaz de inibir crescimento de alguns tipos de tumor. Também está sendo relacionada com alimento que ajuda a controlar sintomas de TPM, já que apresenta além da vitamina B6 outras vitaminas do complexo B que auxiliam em alívio de desconfortos na fase pré-menstrual. A batata é importante fonte de amido, que ajuda em nossa energia e resistência, sendo um alimento ideal para praticantes de exercício físico.

ESCAROLA
Pobre em calorias, e assim como os outros vegetais de cor verde escura, a escarola contém boas quantidades de vitamina A, complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Rica em celulose, fibra auxiliadora do bom funcionamento intestinal. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso. O cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos;  o ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo. A escarola tem ações interessantes como: neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante, evita infecções, purifica o sangue, elimina manchas na pele, favorece o funcionamento do estômago e da vesícula biliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário