08 novembro, 2010

Glúten

Quem já não ouviu falar sobre glúten? Muitas pessoas não sabem ao certo o que é, mais sabem que está relacionado a nossa alimentação, pois associam a embalagens de alimentos que trazem o famoso "contém glúten" ou "não contém glúten". Glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, centeio, cevada e aveia. Ele é o responsável pela elasticidade das massas. 

Grande parte da população apresenta sensibilidade a esta proteína, sendo a doença celíaca a sensibilidade mais relacionada ao glúten. O diagnóstico da doença celíaca é baseado em testes sanguíneos específicos e pela presença de lesões na mucosa do nosso intestino, fato este que diminui a absorção de nutrientes levando a carência nutricional com diferentes consequências em cada tipo de pessoa. É comum a presença de alguns sintomas na doença celíaca, como a perda de peso, diarréia ou alternância entre intestino "preso e solto", alteração nas fezes (com gordura, mais pastosas, mais claras, com sangue), inchaço do abdômen, dores nas articulações, pele seca, osteoporose, unhas fracas, alteração na tireóide (principalmente em anticorpos contra a tireóide), anemia, infecção urinária, depressão, alteração no ciclo menstrual, entre outros. Pessoas diagnosticadas com a doença celíaca devem ter alimentação isenta de glúten, e ao invés de utilizar alimentos que o contenham (como os que possuem trigo, centeio, cevada e aveia), utilizar outros alimentos, os que não contenham glúten, como os feito com quinoa (grão de quinoa, flocos de quinoa, farinha de quinoa), com amaranto, com milho (amido de milho, fubá, flocos de milho), com arroz (farinha de arroz), com a mandioca (polvilho doce, polvilho azedo, farinha de mandioca), fécula de batata, painço, araruta...

No entanto, os sintomas presentes em pessoas com a doença celíaca também podem estar presentes em pessoas que não possuem a doença. Nesse caso caracterizamos como uma hipersensibilidade alimentar, quer dizer, a pessoa pode consumir glúten (diferente do celíaco que tem uma restrição mais severa), porém, não deve consumir com grande frequência, mas sim respeitar uma pausa de 3 ou 4 dias para seu consumo. O ideal é que sua nutricionista oriente as condutas que deverão ser adotadas.

Deixo aqui para vocês uma receita de torta bem saborosa que elaborei isenta de glúten.

TORTA CREMOSA

Ingredientes
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo de canola
½ xícara (chá) de água filtrada
6 colheres (sopa) de fécula de batata
Escarola refogada
2 batatas grandes cozidas
1 colher (sopa) de fermento em pó
12 azeitonas verdes picadas
Rodelas de tomate para decorar
Sal  e orégano a gosto
Manteiga para untar
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos, adicione o óleo, a água, a fécula de batata, o sal e o orégano. Em um recipiente coloque as batatas cozidas e esprema-as, adicione o conteúdo do liquidificador e misture, adicione o fermento, a escarola e as azeitonas. Unte um refratário com manteiga e coloque toda a preparação dentro. Coloque rodelas de tomate por cima da massa para decorar. Leve ao forno (180º) em torno de 25 minutos.

A Dra. Mayra Madi Correa, elaborou o livro "Receitas Toques e Truques" onde você encontrará diferentes preparações doces e salgadas, isentas de glúten, de laticínios, de soja e de açúcar. Para aqueles que encontram dificuldade em achar receitas saborosas isentas de tais alimentos, fica aqui minha dica!


Para mais informações sobre esta e outras publicações da Dra. Mayra, acesse o site http://www.denisecarreiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário