30 novembro, 2010

Suco Verde

O verão está chegando! E nessa estação do ano o calor aumenta, assim como também aumentamos a perda de líquidos e de sais minerais através da nossa transpiração.



Ensino aqui, para quem ainda não conhece, uma receita prática e refrescante que auxilia a evitar a desidratação e a repor minerais importantes para nossa saúde e bem estar. É o “famoso” suco verde! Existem diferentes receitas denominadas de suco verde, isso porque a base do suco é feita com vegetais de tal coloração, onde a composição pode ser variada. Dependendo do vegetal escolhido teremos uma função específica do suco em nosso organismo.

A receita abaixo tem diferentes fins, além de hidratar o suco também auxilia a limpeza do nosso sangue, já que exerce um papel depurativo (limpando nosso organismo de toxinas que atrapalham o equilíbrio de nosso corpo), auxiliando também nossa desintoxicação, já que um dos ingredientes do suco (a couve) possui metil sulfonil metano (MSM) substância que ajuda nosso corpo mandar embora compostos sem utilidade para nossa saúde. Portanto, ao limpar e melhorar a hidratação, acabamos auxiliando nosso corpo a não reter líquido, prevenindo inchaços tão presentes em dias mais quentes.

RECEITA DO SUCO VERDE

Ingredientes
1 talo de aipo (salsão) com as folhas
1 colher (sopa) de hortelã
1 xícara (chá) de couve
½ xícara (chá) de folhas de agrião

Modo de preparo
Higienizar todos os ingredientes (crus) e bater (em liquidificador) com água gelada (filtrada ou mineral) ou com água de coco. Já está pronto para tomar.

Outras opções interessantes para serem batidas com o suco verde:
Frutas (em especial o abacaxi), pedacinhos de gengibre cru, batata yacon, pepino, alfafa, semente de linhaça (previamente deixada de molho ou triturada), biomassa (feita da banana verde).



Mas o suco verde tem muitas outras funções devido a qualidade nutricional de seus ingredientes, ele é cicatrizante de mucosas auxiliando a melhorar desconfortos gástricos, ele ajuda na formação de nossos ossos devido a presença do cálcio, também contém quantidade considerável de magnésio que auxilia no controle de nossas emoções, relaxa a musculatura melhorando tremores, melhora nossa pele pois possui vitamina C, auxilia a função intestinal pela presença de fibras. Quando adicionado o gengibre estimula nossa imunidade, alivia enjôos e facilita a queima de gorduras (já que é considerado um alimento termogênico), quando adicionamos abacaxi melhoramos nossa digestão pela presença da enzima bromelina que concentra-se ainda mais no talo do abacaxi. Ao acrescentar a batata yacon (raíz com alto teor de água e poucas calorias) ofertamos uma boa quantidade de frutooligossacarídeos (FOS) do tipo inulina, a qual fermenta de forma positiva em nosso intestino estimulando o crescimento de boas bactérias (bifidobactérias), deixando nosso cólon saudável para assim reduzir as chances de desenvolvimento de câncer nesta região, além de fazer com que o intestino funcione melhor.


Curiosidade...
A batata yacon é popularmente conhecida como "batata do diabético" pois ao consumi-la não estimulamos picos de açúcar em nosso sangue, e que apesar de ser nomeada como batata, a yacon tem sabor de fruta, lembra a pêra, pode ser consumida crua, em pedaços, batida em sucos ou até mesmo em purê e sopas.


Batata Yacon



Um comentário:

  1. obrigada por existir minha amiga Drª tao lindaaa!! estou seguindo direitinho suas recomendações... ah... um errinho aqui outro ali... rs... naaada grave... final de ano...
    da um desconto vai... te amo!! bjli

    ResponderExcluir